Nutella caseiro

Olá pessoal, como estão? Feliz primeiro dia de outono, mesmo que esteja ainda calor esperamos que logo o frio venha porque eu não aguento mais!!!
Pra animar esse primeiro dia de outono eu vou passar uma receita de algo que todo mundo agora, Nutella, é a paixão mundial. Essa receita não é minha, uma tia mandou no grupo da família e eu resolvi testar.
Ok, vamos começar. Os ingredientes são:


  • 200g de avelã (aproximadamente 1 xícara e meia)
  • 1/4 xícara de cacau em pó 100%
  • 1/2 xícara de açucar mascavo
  • pitada de sal
  • 1/2 xícara de água fervente
Ok agora vamos ao preparo.
Primeiro você assa as avelãs por 10 minutos, forno pré-aquecido a 180º.  Na imagem já são minhas avelãs assadas, mas acho que torraram um pouco demais, talvez tirar um pouco antes. Depende muito do seu forno e no meu acho que passou.
Em seguida então, com as avelãs ainda quentes coloque-as em um pano limpo e faça uma "trouxinha" com o pano fechando bem elas dentro dele e mexa o pano para tirar as cascas. Nunca saem as cascas de todas as avelãs então é meio que igual torrar amendoim, depois de tirar o que consegue você termina com a mão, algumas não saem de jeito nenhum mesmo então as que forem saindo com facilidade você tirar, se tiver muito grudada não tem problema a casca não afeta no sabor. Aqui está o antes e depois, mas sem ter terminado de descascar algumas com a mão, é só o antes e depois da passada no pano.

Depois disso você termina de descascar e já pode jogar as avelãs limpas no seu processador.







Então bata-as no processador até virar uma manteiga de avelã. Primeiro vai virar uma farinha, mas continue batendo e sempre dando algumas pausas pra raspar as laterais do processador para que o processo seja mais homogêneo. Então depois de mais ou menos uns 10 minutos fazendo isso ele vai começar a virar a manteiga de avelã.







Em seguida adicione o cacau em pó, açúcar mascavo e a pitada de sal.











Bata novamente, sempre raspando as laterais para misturar de forma homogênea.












E pra finalizar e dar a cremosidade esperada, adicione a água fervente e bata novamente. Talvez 1/2 xícara não seja o suficiente então vai aos poucos até achar que está cremoso o suficiente pra você.










Esse aqui foi o resultado final, parece que ainda está com pedaços de avelã mas não são perceptíveis. Mas vou confessar que não ficou parecido com Nutella como a garota do vídeo disse que ficaria, minha mãe disse que talvez seja porque metade das avelãs estavam com cara de velhas e metade novas, isso pode ter afetado o sabor. Lembre-se de pegar ingredientes de boa qualidade, isso é muito importante. E ela comprou um chocolate 100% a granel e eu suspeito que ele não era tão 100% assim pois estava barato demais...




Não ficou tão bom quanto é um Nutella de verdade, mas não ficou ruim. Eu gostei de comer com pão e acho que isso como recheio de bolo ficaria uma delícia! Vale a tentativa. E já deixo claro que pretendo fazer outra vez mas com ingredientes melhores pois talvez os dessa vez tenham afetado o resultado, farei um repost. 

Bonus! Essa foi a cremosidade que eu consegui. haha




🍂 Bem vindo outono! 🍃 

Comentários

Postagens mais visitadas